PEATE - BERA - Audiometria de tronco encefálico infantil

Este exame mede a reação do ouvido e de parte do sistema nervoso (tronco encefálico) a estímulos sonoros.

É solicitado quando o bebê não passa no teste das
emissões otoacústicas (teste da orelhinha) ou em crianças maiores quando existe alguma suspeita de um problema de audição que não pode ser descartado por uma audiometria convencional.

Com este teste se consegue avaliar uma boa parte da audição, se estabelecendo qual o limiar auditivo da criança para cada orelha separadamente.

Em vários casos o exame pode ser realizado na clínica com a criança dormindo naturalmente. O exame só pode ser concluído se a criança ficar imóvel, relaxada e com os seus olhos fechados durante todo o exame, que normalmente dura em torno de 30 minutos mas em alguns casos pode demorar mais tempo.

Para se facilitar que o bebê fique quieto para o exame, aqui vão algumas recomendações:

  • ·        A criança deve ser acordada mais cedo no dia do exame e estimulada durante a manhã para ficar com sono no horário do exame.

    ·        Ela não pode adormecer no carro durante o trajeto até a clínica pois deve chegar com sono para a realização do exame. 

    ·        A pele da testa e dos lóbulos da orelha é limpa e eletrodos são colocados nestes locais.

    ·        A criança deve estar com fome pois após a limpeza da pele a criança irá mamar e dormir, para se iniciar o exame. 

  •  

O exame é totalmente indolor.

Solicita-se chegar à clínica pelo menos 15 minutos antes do horário marcado para a realização do exame.

O exame pode ser feito na clínica em crianças que conseguem ficar quietas e relaxadas (geralmente crianças maiores de 7 anos).

 

Em bebês acima dos 6-8 meses fica mais difícil realizar o exame em sono natural ou em crianças que não conseguem ficar paradas e relaxadas durante o tempo de exame, muitas vezes é necessário fazer o exame em ambiente hospitalar sob sedação com anestesiologista. Clique aqui para orientações para exames realizados em hospital.








 

© 2010-2013 MRTP Clínica de ORL   - Todos o direitos reservados      
  Site Map